Pata de vaca – Abàfè
Bauhinia forticata
Essa é a que tem flor branca, muito usada em banhos para Obaluaiê e a rosa pra Oyá.
Em certas casas também se usa pra Yemanjá.
É da família das leguminosas e é amplamente usada em arborização de ruas nas cidades, pois alem de crescimento rápido floresce e dá belo aspecto às mesmas.
É também conhecida como bauínia, miroró, mororó, pata-de-boi, pata-de-burro, unha-de-anta e unha-de-vaca. É uma folha de características femininas e seu elemento é Terra. |
| |
|
GUERÊ GUERÊ MEJÊ JÊ Ô
GUERÊ GUERÊ MEJÊ JÊ Õ, ALÁ ORIXÁ
KÉ DI MATÁ KÉ DI MOIÓ
KÉ DI MÁ ORIXÁ IÉ IÉ KANXOXÔ
AUÁDÊ ÓMÓ OBÁATALÁ
Piliostigma thonningii
Esta planta é o Abàfe original, na pesquisa de Pierre Verger, mas como suas folhas possuem as mesmas características da Bauínia, foi adaptada pelo povo do santo, como acontece com quase toda a flora usada nos ritos Nagô. Aqui temos uma noção da diferença observando as flores.
Infelizmente não encontrei a cantiga de encantamento desta folha, pois não tem uso litúrgico difundido e pode ter se perdido.
Este post é fruto de um pedido: Caio César, menino lindo do Ogun. Não é meu irmão de casa, mas é irmão de fé!
Pow irmão, vlw msm pela dedicatória, o post ficou ótimo, coloquei em meus favoritos o link do seu blog, q por sinal eh viciante, continue com esse trabalho tão lindo, especial e importante para o entendimento de nossa religião. Bjão do seu irmão do Ògún.
ResponderExcluirUm dia quero ter a oportunidade de conhecer mais sobre as ervas e suas cantigas de encantamento.
ResponderExcluirMukuiu!
Nzungule
Oque sabe mais sobre o nagô,onde encontro fontes de pesquisas para o conhecimento? Se poder ajudar agradeço! :Everton de Xangô
ResponderExcluir